Vivemos em uma sociedade bastante falocêntrica, por conta disso, vários homens acreditam que o tamanho do pênis esteja de alguma forma relacionado com sua masculinidade ou possibilidade de dar prazer à outra pessoa. Por isso não é difícil encontrar homens dizendo que queriam que seus pênis fossem um pouco maior, mesmo já tendo um tamanho aceitável.
E nessa vontade de ter um pênis maior, muitos homens podem ficar surpresos ou não entender o que está acontecendo com seu corpo quando, à medida que vão envelhecendo, sentem que seu órgão está ficando menor. Isso não passa de uma impressão. Até porque, de acordo com especialistas, teoricamente é impossível que exista uma diminuição natural.
Por conta disso, o pênis terá o mesmo tamanho a vida inteira, depois que o homem entrar na fase adulta. Contudo, vários fatores podem fazer com que o órgão pareça menor.
Pênis parecendo menor
1 – Queda hormonal
Um dos motivos é porque, a partir dos 40 anos começa acontecer uma diminuição significativa no nível de testosterona no organismo. Por conta disso, é normal que o homem tenha menos ereções e, consequentemente, o volume de sangue que o pênis recebe ao longo do dia e a frequência com que isso acontece também diminuem. Ou seja, ele fica mais “vazio”, e com isso pode parecer menor quando está flácido.
Para que os níveis de testosterona se mantenham e aumentem é importante ter hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentar-se bem, evitar a obesidade, diminuir o estresse, fazer atividade física regularmente, dando mais preferência para exercícios de força como o agachamento, afundo e supino.
2 – Ereções com menos potência
À medida que a pessoa fica mais velha, existe uma perda de elasticidade natural da pele do pênis, as artérias que fazem a irrigação dele ficam mais elásticas, ou seja, irão precisar de mais sangue para enchê-las.
Esses fatores somados a níveis mais baixos de testosterona têm como resultado ereções menos potentes. Por conta disso a pessoa pode ter a impressão de que seu pênis diminuiu alguns centímetros mesmo ereto. Mas na realidade ele está do mesmo tamanho, só não tão esticado como antes.
3 – Obesidade
Esse problema de saúde afeta não somente a produção de testosterona, mas quando existe um excesso de gordura nas regiões pubiana e abdominal o pênis acaba ficando escondido. Isso dá a impressão de que ele diminuiu.
No entanto, isso é somente uma impressão e o órgão ainda tem todos os mesmos centímetros que sempre teve. E para evitar que isso aconteça, os médicos recomendam que os homens tenham bons hábitos alimentares e pratiquem atividades físicas.
4 – Sedentarismo
O sedentarismo é uma condição que afeta vários aspectos da saúde das pessoas e a impressão do tamanho do pênis é uma delas. Até porque, uma prática de exercícios regular, principalmente os aeróbicos, melhoram a saúde cardiovascular e a distribuição de sangue para todo corpo, incluindo o pênis.
Já quando uma pessoa é sedentária, o contrário acontece. Ou seja, a circulação sanguínea fica prejudicada com o passar do tempo, o que por sua vez afeta a potência das ereções e até a irrigação do pênis quando está flácido.
5 – Doença de Peyronie
Algumas doenças podem prejudicar a elasticidade e curvatura do órgão porque acabam resultando em fibrose. Uma delas é a Peyronie. Essa doença compromete o formato do pênis e o deixa torto, em determinados casos formando um “cabo de guarda-chuva”.
Esse problema tem uma frequência maior a partir dos 40 anos e, como o órgão fica torto, ele passa a impressão de que encolheu em até três centímetros.
6 – Retirar tumor da próstata
Retirar um câncer de próstata provoca prejuízos na função erétil. Isso acontece porque o feixe vásculo-nervoso, que é importante para a potência sexual, tem que ser cortado. Consequentemente, isso causa a perda da ereção.
Nos casos de prostatectomias radicais, é preciso fazer a estimulação do pênis com remédios e reabilitação sexual.
Fonte: VivaBem
Imagens: Sexestima
Esse conteúdo Pênis diminui com a idade? Entenda o que de fato acontece para o órgão parecer menor foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.